A FRATERNIDADE

 

Quem Somos

Uma entidade de caráter filantrópico, sem fins lucrativos que desde 1997 recebe famílias de baixa renda da região de Araçariguama-Sp em sua sede, situada no bairro de Aparecidinha.

O sonho mesmo começou em 1985, quando um grupo de amigos que desenvolviam um trabalho de assistência social no bairro Tatuapé/SP passou a visitar famílias de baixa renda em Araçariguama, levando uma palavra amiga, alimentos, medicamentos e utensílios de higiene pessoal.

Com o passar dos anos esse trabalho foi ganhando força e consequentemente o número de pessoas assistidas crescendo.

Foi quando em 1997, utilizando dinheiro arrecadado através de eventos beneficentes e doações o grupo adquiriu um terreno de 20 mil metros quadrados e deu início a construção de um galpão para uma melhor recepção dos assistidos.

Mais à frente foi constatado pelos voluntários que as famílias não precisavam apenas de ajuda material, mas também de orientação educacional, afim de aprenderem valores básicos e terem mais oportunidades de inclusão social.

A partir daí foram sendo criados projetos específicos para atender essas necessidades, mas para isso foi necessário a construção de algumas salas e uma cozinha industrial.

Desde então, quinzenalmente, a Fraternidade atende cerca de 30 famílias, sendo 120 crianças, mantendo os trabalhos iniciais de distribuição de café da manhã, almoço e cesta básica para as famílias e oferece aulas socioculturais, atividades esportivas e recreação para as crianças.

Em um olhar para o futuro está no planejamento a ideia de inserir cursos profissionalizantes para os jovens e adultos dentro das atividades oferecidas, mas para isso será necessário o recebimento de mais colaboração, tanto financeira quanto de voluntários dispostos a assumir esse trabalho com amor e comprometimento.

Depoimento de um Ex Assistido

O projeto da Fraternidade Raio de Sol realmente mudou minha vida, cheguei la com muitas necessidades e fui muito bem acolhida, as pessoas voluntárias são muito atenciosas e ajudam demais as pessoas a crescerem na vida, tanto me ensinaram que hoje me tornei também uma voluntária. Amo e sou muita grata a essa Fraternidade de amor.

Eliane Silva

Ex Assistida, Fraternidade Raio de Sol